A história do rodeio no Brasil

A história do rodeio no Brasil

 

História do Rodeio no Brasil

A história do rodeio no Brasil se iniciou na cidade de Barretos.

No ano de 1955 a pecuária era a maior atividade econômica da cidade, onde estava instalado, desde 1913, o frigorífico Anglo, ao qual os “corredores boiadeiros”, como eram conhecidas as vias de transporte de gado entre os estados, se encontravam e para descontração e diversão montavam os bois e cavalos, desafiando uns aos outros suas habilidades.

De um passatempo entre os peões das comitivas, começou a atrair pessoas interessadas em ver o “espetáculo”.

Em 1947 na quermesse municipal, aconteceu o primeiro rodeio do país, realizado dentro de um cercado com arquibancadas, surge assim o que é conhecido o formato de rodeio.

A 1ª Festa do Peão realizada no Brasil aconteceu sob uma velha lona de circo, e não poderia deixar de ser, a principal atração eram os peões que passavam meses viajando pelo Brasil a fora, agora eram estes as estrelas da festa.

Na década de 60 havia vários eventos ligados ao rodeio no Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

Muitos dos peões que antes tocavam a boiada, agora eram competidores, participando de rodeios atrás dos prêmios.

A primeira festa do peão de Americana aconteceu em 1987 através da parceria entre o Clube dos Cavaleiros de Americana e o glorioso locutor de rodeios Zé do Prato.

A ideia surgiu durante uma romaria à Bom Jesus de Pirapora.

Uma história que se iniciou anos atrás se estende até os dias de hoje, mantendo a tradição e cultura do universo sertanejo.